A Síndrome do Ovário remanescente também chamada de resquício de ovário em atividade, é uma complicação do procedimento cirúrgico de ováriosalpingohisterectomia (OSH), esse procedimento é o mais comum entre as cirurgias eletivas realizado em cadelas e gatas para esterilização desses animais (castração).
As manifestações de cio podem ser incômodas aos tutores, neles o animal pode apresentar, vocalização diferenciada, corrimento sanguinolento e ainda tentar fugir para acasalar. Animais que passam pela OSH quando mais velhos podem apresentar alguns sinais semelhantes aos apresentados antes da castração, os quais devem sumir em algumas semanas.
A ováriosalpingohisterectomia é a opção mais indicada quando se trata de castração pelos médicos veterinários já que outros métodos contraceptivos possuem contraindicações. Ováriosalpingohisterectomia é o procedimento cirúrgico de retirada dos ovários e útero, tratasse de uma cirurgia aberta em região reto umbilical. Apesar de ser um procedimento simples e seguro pode apresentar algumas complicações e dentre as quais podemos citar a Síndrome do Ovário remanescente.
Dentre as manifestações clinicas dessa síndrome estão crescimento vulvar, secreção sanguinolenta em vulva, interesse em acasalar e vocalização.
O diagnostico se dá através de uma anamnese completa e detalhada além de exames complementares como ultrassonografia abdominal, citologia vaginal ou exame de concentração dos hormônios estradiol e progesterona séricos.
O tratamento as Síndrome do Ovário remanescente é um procedimento cirúrgico de laparotomia exploratório com intuito de localizar os resquícios ovarianos e então retira-los, indica-se que esse procedimento seja realizado em período de cio da cadela para facilitar a visualização dessas estruturas.
FOSSUM, T. W. Cirurgia de pequenos animais. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
FREITAS, V. A. L. et al. Síndrome do ovário remanescente em uma gata doméstica. Acta Veterinaria Brasilica, v.4, n.2, p.118-122, 2010
https://www.petlove.com.br/conteudo/saude/doencas/sindrome-dos-ovarios-remanescentes
OLIVEIRA, K. S. Síndrome do resto ovárico. Acta Scientiae Veterinariae. 35(Supl 2): s273-s274, 2007.